Módulos habitacionais são a moradia do futuro

Módulos habitacionais são a moradia do futuro

Postado dia 01 / JUL / 2016

Diante das transformações climáticas e ambientais do mundo, as discussões sobre estilos de vida mais sustentáveis são cada vez mais frequentes. A população tem se tornado mais consciente das suas atitudes e em como elas impactam na sociedade. E um desses debates é a respeito das moradias, que apresenta como alternativa os containers/módulos habitacionais.

Já uma realidade do exterior, morar em módulos habitacionais representa um futuro cada vez mais próximo. São moradias menos agressivas ao meio ambiente e com montagem prática e limpa, sem acúmulo de entulho.

Além de todas essas vantagens, temos:

Versatilidade: os módulos habitacionais podem ser o que você precisa – uma casa, um banheiro, dormitórios, cozinha... Há muitas possibilidades de utilização do espaço, inclusive como estabelecimentos comerciais. Tudo depende das instalações e da decoração que é dada.

Preservação ambiental: não há grandes mudanças no terreno. A terraplanagem é feita com maior rapidez e menos agressão ao solo, além de preservar a área arborizada em torno do terreno – árvores amenizam o calor e provoca sombreamento do lugar.

Menor impermeabilidade: quando há muitas mudanças no nivelamento do solo, o terreno fica mais permeável. Isso contribui para a absorção da água das chuvas.

Acabamento sustentável: para morar em uma casa container, é necessário estruturá-la de maneira que dê conforto para o morador. Para isso, o ideal é usar paredes e forros em drywall que, além de contribuir para menor quantidade de entulho, melhora o funcionamento termoacústico da casa; isolante térmico à base de garrafas PET para o clima ambiente; sistema de aquecimento solar; pintura ecológica com tintas à base de água e sem odor e ventilação cruzada nos ambiente, evitando o uso do ar condicionado. Ou seja, é possível ter comodidade sem agredir a natureza.

Criatividade e design moderno: para morar em um módulos habitacional, é interessante se identificar com o estilo industrial. Moderno e arrojado, esse estilo é tendência na área de decoração. É ideal para quem tem um estilo jovial, criativo e que valoriza uma linguagem despojada.